paraty

Diferente do que muita gente pensa Paraty não é cidade pra se conhecer em apenas um dia. Os turistas pensam que seus atrativos se concentram apenas no Centro Histórico com sua arquitetura colonial preservada. Sem dúvida esse é um de seus grandes encantos, mas Paraty tem muito mais a oferecer. Tem atrações de para todas as idades e gostos.

Podemos conhecer de diversas formas: pela história, pela cultura, pela mata atlântica, pela diversão, pela cachaça, pelos eventos, pela arte, pela gastronomia, pelo agito, pela tranquilidade.

Fomos para la em Maio de 2013, já fora da temporada, mesmo assim a cidade estava bem cheia, ficamos por la por 5 dias.

Saímos de São Paulo de carro sentido Paraty e optamos por ir pela Litoral – Rio – Santos (BR 101). Pegamos a Imigrante depois a Piaçaguera Guarujá e antes de chegar no Guarujá entramos sentido Bertioga ai é só ir em frente sem sair mais da rodovia.

Saímos as 7h. da manhã e fizemos uma viagem tranquila, feita em apenas 5h com duas paradinhas para o xixi. a estrada é muito boa de ponta a ponta, fora as paisagens maravilhosas tudo muito lindo, vale apena ir pela Rio – Santos. segue a rota abaixo:

Bom chegando la fomos direto para a procurar o Flat que alugamos via Hotel urbano, segue o link:
http://www.hotelurbano.com/pacote/rio-de-janeiro-paraty-flats-paraty/64982

Preço muito e fica na praia de Jabaquara – Endereço: Av. Jabaquara, 19 – CEP: 23970000 – Praia de Jabaquara – Paraty – RJ – BR, tudo muito limpinho e confortável. recomendamos.

Depois de tudo certo, foi só curtição, onde ficamos hospedados não fica longe do centro histórico, então íamos pra lá a pé mesmo. descansamos um pouco e fomos para lá.

Centro Histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, é como viagem de volta ao Brasil colonial. Passear por todas as ruas, observando cada fachada com sua arquitetura colonial muito legal mesmo.

O Centro Histórico oferece muitas opções. Veja algumas dicas que separei pra vocês:

O primeiro passo é a Casa da Cultura onde há sempre uma programação completa com exposições, shows, atividades para crianças, etc.

Sempre tem shows de rua, entre em todas as lojas e leve um pouco de Paraty através de seu artesanato local.

A gastronomia paratiense é excelente, existem vários bons restaurantes na cidade, e ainda curta uma música ao vivo da melhor qualidade.

Reserve uma das noites para assistir ao Teatro de Bonecos.

Paraty é um importante pólo cultural e artístico, concentrando no Centro um grande número de ateliers de artistas plásticos.

Informe-se sempre se está ocorrendo algum evento ou festa tradicional na cidade. Quando estivemos lá teve o festival do camarão, que fica na ilha do Araújo, é a segunda maior ilha da baía de Paraty.

Além do Centro Histórico, Paraty oferece algumas opções de turismo cultural que só são encontradas aqui. Veja algumas dicas:

Alambiques de cachaça artesanal. A importância da cachaça paratiense no século XVIII foi tão grande que nome da cidade virou sinônimo da bebida,Paraty já teve mais de 100 alambiques, mas hoje conta com 7 em funcionamento.

Caminho do Ouro. A Estrada Real ou Caminho do Ouro em Paraty, construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, ligava Minas Gerais a Paraty, por onde descia o ouro dos portugueses. A visitação só é permitida com guias autorizados, pois atravessa propriedades particulares.

Parque Temático Mini Estrada Real. Na Estrada Paraty-Cunha, a 2km do trevo encontram-se belíssimas miniaturas dos principais monumentos das cidades históricas que fazem parte da Estrada Real. Uma visita guiada explica cada local e sua importância para a história do Brasil.

Continuamos em Paraty no post Trindade / Praia no Sono.

Share Button

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usá-los HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

clear formSubmit