jijoca-de-jericoacoara-caminhada-pedra-furada6

Jericoacoara fica a 300 km. de Fortaleza, saímos as 7h da manhã com destino a Jijoca onde deixamos o ônibus com ar condicionado e pegamos o pau de arara pois em Jericoacoara não entra carro e nem ônibus. Esse transfer demora em média de 40 min a 1 horas pois as vezes embora as caminhonetes sejam 4×4 elas podem atolar.

Depois de muito sacolejo chegamos a Jericoacoara, o lugar é de preservação ambiental desde 1984 e em 2002 foi transformado em Parque Nacional com cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas, mangues e lagoas de águas transparentes.

Apesar de sua fama, a Vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública, que faz de Jericoacoara sem sombra de duvida um dos lugares mais aconchegantes do Brasil.

Após deixarmos as nossas coisas na pousadas Ponta da Pedra que fica de frente para o mar (recomendamos), Fomos fazer a caminhada de aproximadamente 30 min. até o famoso Cartão postal da Pedra Furada. No caminho você pode mergulhar na praia Malhada. O lugar é realmente muito bonito e no meio do ano o sol se poe atras da pedra proporcionando um espetáculo de cores e maravilhosas fotos. A volta é um pouco cansativa e não recomendo para pessoas com problemas de locomoção pois a subida é bem ingrime.

Depois fomos direto ver o Por do Sol do alto das dunas, um Espetáculo visto todos os dias por gente do mundo inteiro. Ao final voltamos para a pousada descansamos um pouco e saímos para jantar e badalar a noite. Jantamos em um restaurante de um gringo que veio conhecer e ficou. Pedimos uma picanha argentina maravilhosa e o melhor de tudo é que como tudo no Ceará o preço é bem em conta. tomamos uma caipirinhas tiramos umas fotinhos e voltamos para a pousada pois logo pela manhã iriamos conhecer as lagoas de águas calmas e cristalinas.

Após uma bela noite de sono e depois de uma café da manhã de frente para o mar, pegamos o pau de arara rsrsrs, destino a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso.

Primeiro fomos a Lagoa Azul, que também é um ponto de apoio para os passeios de bugue tem areias finas e vários quiosques que oferecem redes e espreguiçadeiras,  a praia de água doce é limpa e cristalina com tons verdes e azuis. Perde-se fácil fácil a hora nesse lugar. Infelizmente, fiquei sabendo que ela esta quase seca, uma pena pois o lugar é lindo.

Já na Lagoa do Paraíso oferece uma infraestrutura melhor com bares e restaurantes que também oferece espreguiçadeiras e redes. A lagoa fica a cerca de 30 minutos de Jeri e é acessível por bugue e pau de arara. A lagoa paradisíaca comparada eté com as praias do Caribe. Vale cada centavo gasto nesses passeios.

A principal dica é de reservar no mínimo 3 dias para aproveitar bem Jericoacoara, nos não fizemos isso no nos arrependemos amargamente, voltaremos assim que possível.

 

 

Hora de voltar para Fortaleza,

Share Button