cruzeiro2

Caímos na estrada para conhecer a mística e famosa cidade de São Thomé que esta a 1400m metros de altitude. Encontramos por lá muitas atrações turísticas e realmente é um santuário ecológico para quem quer apreciar a natureza e o clima aconchegante de Minas Gerais. Também conhecida pelas suas lendas e pelo clima místico da cidade onde muitas pessoas vem buscar um lugar para meditar, curtir a energia e paz que a região oferece.

Uma das várias lendas de São Thomé das Letras é a da Gruta do Carimbado que dizem levar a cidade de Machu Picchu, no Peru que fica a 4.000 quilômetros de distância. Algumas pessoas afirmam que é a explicação para o misterioso sumiço dos incas que habitavam os Andes, eles teriam vindo para São Thomé até a Gruta do Carimbado. Outras pessoas afirmam que ha um portal na caverna e  transporta para outra dimensão e a sensação que se tem é que esteve em Machu Picchu. O exercito não conseguiu explorar a gruta na sua totalidade e não permite que ninguém o faça, logo ninguém chegou ao fundo da caverna para responder essa pergunta.

 

A Cidade tem uma boa infraestrutura com muitas pousadas, camping e bons restaurantes com a tipica comida mineira. Há não deixe de experimentar a pizza na pedra muito boa na Ser Criativo.

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 20%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}

Quando estivemos por lá algumas das cachoeiras estavam fechadas então vamos passar algumas informações que o guia nos passou sobre elas ok.

Cachoeiras:
Cachoeira Antares, esta a cerca de 16km de São Thomé das Letras, é considerada uma das mais bonitas cachoeiras de São Thomé das Letras, fica numa área de preservação em meio a uma linda mata.

Cachoeira Véu de Noiva, com mais de 20m de queda, formando um lindo poço com 3m de profundidade. É a Cachoeira mais alta e com maior volume de água de São tomé. Uma cachoeira linda devido ao percurso de água que corre por entre as pedras. Permite a prática de cachoeirismo, rapel e tirolesa.

A Cachoeira Paraíso, situada aproximadamente 9 km da cidade por estrada de terra para a cidade de Baependi. Esta localizada na sequência da cachoeira Véu da Noiva.

A Cachoeira da Lua esta a cerca de 6km de São Thomé das Letras, na estrada para o povoado de Sobradinho. A cachoeira da Lua recebeu esse nome porque durante a fase de lua cheia a cachoeira fica mais bonita e mágica, o reflexo da lua sobre as suas águas formam um efeito encantador. Diz o guia.

Cachoeira Shangri-lá, um lugar lindo com um córrego de águas límpidas e cristalinas, vindo do alto da serra do Pico do Gavião, desliza sobre pedras quartzito rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho. Nos afirmou o guia. Estava fechada.

Cachoeira Vale das Borboletas, Na serra de São Tomé, indo para a cidade de Três Corações, com duas lindas quedas d’água formando uma piscina natural,  com uma linda gruta cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano é possível avistar dezenas de tipos de borboletas, janeiro é a época das borboletas azuis. Nos conta o guia. Estava fechada.
Grutas:
A Gruta do Sobradinho faz parte do complexo turístico que é formado pelo Bar da Gruta e Cachoeira do Sobradinho. A gruta possui cerca de 100m de extensão, com 6m de altura e 3 metros de largura, variando no seu interior, onde existem pequenos lagos, saindo numa bela corredeira com maravilhosas piscinas formadas pelo rio. Também não conseguimos ir por conta do tempo.

A Gruta do Carimbado, é a gruta mais famosa gruta de São Tomé das Letras por sua conhecida lenda de ter ligação com a cidade de Machu Picchu no Perú, que esta distante milhares de quilômetros de São Tomé das Letras. Esta  Fechada a visitação.

A Gruta do Labirinto está localizada próxima a Igreja Nossa Senhora da Guia no bairro do Sobradinho próximo a Gruta de Sobradinho. Um lugar muito bonito, a gruta tem entradas que se interligam levando a lugares diferentes.

 

Para não dizer que não fizemos nenhuma trilha ai vai umas fotinhas de uma trilha familiar:

 

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}

 

Como chegar em São Thomé:

Indo de carro:

São Paulo, acesso pela BR-381 (sentido Belo Horizonte até Campanha), BR-491 (até Três Corações) e MG-167 (sentido São Bento Abade)

Indo de ônibus:

De São Paulo para Três Corações:

Empresa Santa Cruz
Saída — Chegada prevista
08:30 — 13:30
13:00 — 18:45
16:30 — 21:30
22:30 — 04:30
Fone: 0800 888 0809 | Site: www.viacaosantacruz.com.br

 

Share Buttonvar hupso_services_c=new Array(“facebook_like”,”facebook_send”,”google”);var hupso_twitter_via = “andandopor_ai”;var hupso_counters_lang = “pt_BR”;var hupso_image_folder_url = “”;var hupso_twitter_via=”andandopor_ai”;var hupso_url_c=””;var hupso_title_c=”Conheça um pouco de São Thomé das letras – MG”;
Share Button

Uma ideia sobre “Conheça um pouco de São Thomé das letras – MG

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usá-los HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

clear formSubmit