cachoeira-veu-da-noiva1

Conheça Itararé em um final de semana, uma cidade cheia de beleza e cenários surpreendentemente relaxantes, assim é Itararé, cidade localizada na região sudoeste do estado de São Paulo e divisa do estado com o Paraná. O nome da nome do município vem da origem tupi-guarani significa “pedra que o rio escavou”…

O rio Itararé que corta o município, nasce no bairro do Pinhalzinho, há 40 quilômetros da cidade, onde a
altitude é de 900 metros, vencendo os desníveis, rompendo as rochas de arenito da região e chega até a região do Corisco, onde a altitude é de 1200 metros. Dali até o bairro de Coronel Izaltino, num trecho de 20 quilômetros, o rio e a natureza fizeram uma obra maravilhosa. São canyons, grutas, fendas, túneis, cachoeiras, cascatas, “chuveirinhos” e minas de águas cristalinas. Perfeitos para quem quer se aventurar e relaxar.

Assista um vídeo que a Globo Publicou falando sobre Itararé:

 

O clima da região é subtropical, com temperatura média anual de 25ºc. No inverno, porém, as temperaturas baixam muito e os termômetros registram em média 10ºc.

A cidade de Itararé conta com uma excepcional biodiversidade de flora e fauna devido ao encontro harmonioso do cerrado com os campos gerais, já característicos da região Sul do país.

Itararé é uma típica cidade do interior, a hospitalidade de seu povo juntamente com a tranquilidade que marcam suas belas paisagens, compõem o cenário perfeito para a prática do ecoturismo, já consolidado pelas constantes visitas de turistas nacionais e internacionais. Outras modalidades turísticas tais como off road, aventura e cicloturismo têm se destacado devido suas constantes buscas por agências especializadas no setor.

Nos recomendamos duas na cidade:

http://www.rasturitarare.com.br/

http://www.itarareadventure.com.br/

Bom vamos lá, saímos de São Paulo de carro com destino a Itararé pela Rodovia castela Branco. (mapa do roteiro que fizemos abaixo)

Chegamos em Itararé e fomos direto a uma Agencia Rastur para programar os passeios, conseguimos para o dia seguinte, que na ocasião custou R$360,00 já com almoço incluso em Jaguariaiva – PR.

O renato nos pegou no hotel as 7h. dando inicio aos passeios OFF Road e Asfalto, indo direto para a Cachoeira do Corisco, o lugar é lindo ficamos no mirante pois o acesso eté a base da cachoeira estava fechado para turismo, mas deu pra curtir o visual. Ficamos la por uns 30m. e seguimos para o Poço do Encanto já em solo paranaense.

Ele fica meio escondido, para chegar la o acesso é por uma trilha de +- 500m limpo tranquilo, A água é cristalina e dá pra ver a areia branquinha que tem no fundo. Um lugar realmente encantador e muito sensível, uma curiosidade do local é que ao batermos palmas ou batermos os pés no chão o Poço responde com borbulhas no fundo. O guia nos disse que embora não pareça o poço chega a ter de 2 a 3 metros de profundidade. Então aconselhemos a entrar nele eté porque não é esse o intuito de ir até la e sim curtir o visual e apreciar o fato do poço responder aos nossos movimentos.

Saímos do poço do encanto e fomos para o famoso Túnel Ferroviário Fábio Rego. O túnel foi construído em 1956 e fazia parte da linha férrea Itararé – Montevidéu. Ele cruza a rodovia Itararé/SP – Jaguariaíva/PR (PR-151), e foi desativado em 1994 em função de uma nova linha, tendo os trilhos arrancados. Seus 836m de comprimento foram tomados pelo mato e parcialmente inundados.

Minha esposa foi encima do jeep e eu fui dirigindo, a sensação em meio a escuridão total e apenas uma luz no fim do túnel é de assustar mas show de bola.

Atualmente o túnel é  explorado pelos praticantes de offroad, tendo em vista que para sua travessia é necessário tração 4×4 em função da profundidade da água, que pode chegar a +-1m ou mais, dependendo das chuvas na região.  Para chegar na entrada do túnel passamos por uma trilha, também inundada mas rasa emocionante. VALE A PENA!

Depois de tanta adrenalina seguimos com destino a Jaguariaiva – PR para almoçar, comida boa diga-se de passagem, ficamos por la +- 1h.

Bom depois almoço começamos a rota das cachoeiras por estradas de terra com muitas poças de água onde passávamos a mais de 80km por hora, (show).

Chegamos na primeira cachoeira chamada de Cachoeira dos Veadinhos, lugar muito bonito entramos na água gelada mas como fomos privilegiados com muito sol nesse dia estava ótimo. Ha uma dica muito legal que o guia nos deu é de não descer as pedras nem de tênis e nem descalço o melhor é descer de meia, pois é de meia pois por incrível que pareça a meia cria uma aderência que faz os pé não escorregarem. Fica a dica…

Partimos agora o Canyon do Jaguaricatu tudo OFF ROAD a milhão! muito bom…

O Canyon do Jaguaricatu fica a 32 km de Itararé, sendo que o trajeto é quase todo por estrada de terra, porém é uma estrada muito bem conservada. O Canyon fica situado no Município de Sengés, já no Estado do Paraná e esta localizado em uma propriedade particular, e só é permitida a entrada com autorização.

Lugar maravilhoso pra curtir e apreciar a brisa suave e o ar fresco e puro. Esse Canyon tem cerca de 300 Km de extensão.

A altura do Canyon varia de acordo com o ponto de observação, mas em alguns destes pontos podemos ficar até a uns 200 metros de altura. Um dos locais mais visitados do CÂNION DO JAGUARICATU fica próximo a Cachoeira Véu da Noiva e é pra la que vamos agora.

Cachoeira Véu da Noiva, não se chela de jeep, deixamos o veiculo na estrada e pegamos uma trilha um pouco fechada mas tranquila, andamos aproximadamente uns 10 minutos até começar a ouvir o barulho da água.

Chegando na base da cachoeira nos deparamos com uma belíssima queda d’água de +- 30 metros altura / 40 metros de largura), piscinas naturais nível Médio

A cachoeira fica no meio da mata, com vegetação típica de Mata Atlântica, o que deixa o local ainda mais agradável, como deixamos essa cachoeira por último já estávamos um pouco cansados, mas esse cansaço foi embora assim que estramos na água totalmente cristalina.

Todos os passeios duraram o dia todo, das 7h. às 18h. Foi um pouco puxado mas demos conta, pois a ideia era no dia seguinte seguir para outro roteiro.

Infelizmente amanheceu chovendo e permaneceu assim pelos outro dois dias seguintes, com isso acabamos vindo embora sem conhecer as outras atrações que são muitas.

Voltaremos em breve e contaremos tudinho aqui ok?!

Na cidade de Itararé ficamos hospedados no Hotel Itararé, quem tem boas acomodações e com um custo bom.

Recomento também a Pizzaria do Renato da Rastur que acredito que seja a melhor da região.

Share Button

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usá-los HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

clear formSubmit